Escola do Campo e Comunidade: desafios de participação no Projeto Político Pedagógico

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24141

Parole chiave:

escola do campo, projeto político pedagógico, comunidade escolar

Abstract

Este artigo é oriundo de um recorte da dissertação intitulada: Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo de Pouso Redondo, SC: desafios na participação da comunidade, na qual foi retratada a percepção de uma parte da comunidade escolar na atualização do Projeto Político Pedagógico. A pesquisa, sob a perspectiva metodológica, caracterizou-se como uma abordagem qualitativa. Sendo assim, para a coleta de dados, foi realizada uma roda de conversa, em que – por meio de questões orientadoras – professores, famílias de estudantes e a gestão escolar expressaram suas percepções acerca da atualização do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo. Compuseram a roda de conversa, três professores(as), cinco representantes das famílias dos estudantes e um(a) gestor(a) escolar. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Por fim, concluiu-se que a atualização do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo de Pouso Redondo (SC) não ocorre de maneira coletiva e, portanto, permanece como uma questão burocrática conduzida pela direção da escola, orientada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

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Biografie autore

Karla Renata Melo da Rosa, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Membra do Grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER).

Josilaine Antunes Pereira, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação (UNISINOS). Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra, Coimbra/Portugal. Líder do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER). Professora no curso de Pós Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

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Pubblicato

2025-07-11

Come citare

ROSA, Karla Renata Melo da; PEREIRA, Josilaine Antunes.
Escola do Campo e Comunidade: desafios de participação no Projeto Político Pedagógico
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24141, 11 lug. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24141. Acesso em: 5 dic. 2025.

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Artigos