Escola do Campo e Comunidade: desafios de participação no Projeto Político Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24141Parole chiave:
escola do campo, projeto político pedagógico, comunidade escolarAbstract
Este artigo é oriundo de um recorte da dissertação intitulada: Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo de Pouso Redondo, SC: desafios na participação da comunidade, na qual foi retratada a percepção de uma parte da comunidade escolar na atualização do Projeto Político Pedagógico. A pesquisa, sob a perspectiva metodológica, caracterizou-se como uma abordagem qualitativa. Sendo assim, para a coleta de dados, foi realizada uma roda de conversa, em que – por meio de questões orientadoras – professores, famílias de estudantes e a gestão escolar expressaram suas percepções acerca da atualização do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo. Compuseram a roda de conversa, três professores(as), cinco representantes das famílias dos estudantes e um(a) gestor(a) escolar. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Por fim, concluiu-se que a atualização do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo de Pouso Redondo (SC) não ocorre de maneira coletiva e, portanto, permanece como uma questão burocrática conduzida pela direção da escola, orientada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENTO, Karla Lucia; LONGHI, Simone Raquel Pagel. Projeto Político Pedagógico: Uma construção coletiva. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3 n. 9, p. 173-178, jul./dez. 2006. Disponível em: https://www.cep.pr.gov.br/sites/cep/arquivos_restritos/files/migrados/File/professores/coletivo.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2023
CALDART, Roseli. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Revista Trabalho Necessário, 2004b.
GADOTTI, Moacir. O Projeto Político Pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília, 1994. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1333491397.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUTIERREZ, Gustavo Luís e CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. Tradução. São Paulo: Cortez, 1998. . . Acesso em: 16 jul. 2024.
LIMA, Elmo de Souza. Currículo das escolas do campo: perspectivas de rupturas e inovação. In: LIMA, Elmo de Souza; SILVA, Ariosto Moura da. (Org). Diálogos sobre Educação do Campo. Teresina: EDUFPI, 2011.
LUZ, Adriana Correia da. Projeto Político Pedagógico: estariam os professores participando da sua elaboração, acompanhamento e avaliação? In: Conedu: VII Congresso Nacional de Educação, Maceió, 2020.
MACEDO, Marinalva Sousa. A construção do Projeto Político Pedagógico das escolas do campo: contribuições teórico-práticas para a realidade maranhense. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação do campo na encruzilhada entre emancipação versus reino do capital: uma leitura filosófica. Nera, Presidente Prudente, v. 18, n. 14, p. 106-124, jan/jun, 2011. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1346. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1346. Acesso em: 30 jan. 2023
PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Sociologia. Paraná, 2008.
REIS, Edmerson dos Santos. O Projeto Político Pedagógico nas escolas do campo: um instrumento essencial. Teresina: In: LIMA, Elmo de Souza; SILVA, Ariosto Moura da (Org.). Diálogos sobre Educação do Campo. Teresina: EDUFPI, 2011.
SOUZA, Maria do Rosário Santos. A contribuição do Projeto Político Pedagógico para a formação da identidade das escolas do campo: um estudo sobre o subsistema de Maricoabo - Valença- Bahia. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação do Campo) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas S.A, 1987.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; OLIVEIRA, Maria Waldenez de. Educação Popular: uma história, um que-fazer. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 13, n. 2, p. 135-146, ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2009.132.05. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4939/2189. Acesso em: 19 jun. 2023.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In:
VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










