Os três pilares da educação negativa em Rousseau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24170%20%20

Palavras-chave:

Liberdade, piedade, consciência

Resumo

Propomos que a obra Emílio ou da educação, de Jean-Jacques Rousseau, está alicerçada por uma tríade de conceitos-chave: a liberdade, a piedade e a consciência. A articulação ou vínculo interno destes conceitos, a definir a Educação e Paidéia do Ser Humano, serve de sustentáculo para que a criança possa conservar os princípios que toda civilização deve ter. Em específico ao analisarmos os primeiros dois capítulos de Emílio, portanto, buscando o vínculo temático da educação negativa, constatamos que, para Rousseau, a educação define-se e destina-se a ser o meio para que a criança se mantenha preparada para conservar, fortalecer e exercer socialmente sua liberdade, sua piedade e sua consciência. A abordagem metodológica segue o plano indutivo/qualitativo com intuito de inquirir questões pertinentes (da obra em questão), mostrando a urgência de uma mudança de paradigma da educação brasileira, de modo a observar e preservar a força de uma natureza na/para infância.  Para alcançar o objetivo final da conclusão, faremos uma breve análise de cada um dos conceitos, articulando-os para a compreensão da educação negativa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes Galdino Morais Silva, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi

Doutor em Educação pela Unicamp. Mestrado em Educação pela UFSCar. Mestrado em Filosofia pela UFPB. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Referências

DIDEROT, Denis. Cidade. In: Verbetes políticos da enciclopédia; trad. Maria das Graças de Souza. São Paulo: Discurso Editorial; Editora Unesp, 2006. (p. 47 – 50).

FICHTE, Johann G. Lições sobre a vocação do sábio seguido de Reivindicação da liberdade de pensamento. Trad. Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1999.

GOLDSCHMIDT, Victor. Antropologie et Politique: Les príncipes du système de Rousseau. Paris : Librairie Philosophique J. Vrin , 1974. (Bibliothèque d’Histoire de la Philosophie).

HARDT, Lúcia S. Rousseau e Nietzsche: de como a ideia de natureza estabelece o devir. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política, n. 21, 2012. p. 207-218. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/cefp/issue/view/4641/showToc>. Acesso em: 04 ago. 2013.

JAUCOURT, Louiz de. Verbete Cidade. In: Verbetes políticos da enciclopédia; DIDEROT, Danis trad. Maria das Graças de Souza. São Paulo: Discurso Editorial; Editora Unesp, 2006. p. 47 – 50.

KLEIN, Glauber C. Estudos sobre o conceito de coisa-em-si na filosofia clássica alemã – Dissertação (Mestrado em Filosofia). Curitiba: UFPR, 2013.

MARUYAMA, Natália, A contradição entre o homem e o cidadão, consciência e política segundo J. J. Rousseau. São Paulo: Humanitas, 2001.

MASTERS, Roger D. La philosophie politique de Rousseau. Traduit de l’américain par Gérard C. d’Istria & Jean-Pierre Guillot. Lyon: ENS Édition, 2002.

PARRY, Geraint. Émile: Learning to Be Men, Women, and Citizens. In: The Cambridge Companion to Rousseau. Edited by Patrick Riley; cm. Cambridge Companions to Philosophy;UK: Cambridge University Press, 2001.

PARRY, Geraint. Émile: Learning to Be Men, Women, and Citizens. In: The Cambridge Companion to Rousseau. Edited by Patrick Riley; cm. Cambridge Companions to Philosophy; UK: Cambridge University Press, 2001.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a D’Alambert. Trad. Roberto Leal Ferreira, Campinas: Editora Unicamp, 1993.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a Voltaire sobre a Providência In: Carta a Chistophe de Beaumont e Outros Escritos sobre a Religião e a Moral. Trad. José Oscar de Almeida Marques (org.). São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social 1973a; Ensaio sobre a origem das línguas 1973b; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens 1973c; Discurso sobreas ciências e as artes 1973d; prefácio de ‘Narciso’ 1973e. In: Rousseau. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril, 1973 (Col. Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emíle ou de l’Éducacion; Oeuvres Complètes. Col. Bibliothèquede la Pléiade, tomo IV, Paris: Éditions Galimard, 1969.

STAROBINSKI, A transparência e o obstáculo: seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

VIAL, Fernand. Rousseau éducateur. In: Jean-Jacques Rousseau: Leçons Faites A L’ÉCOLE DES HAUTES ÉTUDES SOCIALES. Paris, Libreirie Félix Alcan, 1912, p. 91-145.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

SILVA, Diogenes Galdino Morais.
Os três pilares da educação negativa em Rousseau
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24170, 11 Jul 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24170. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos