Os três pilares da educação negativa em Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24170%20%20Palavras-chave:
Liberdade, piedade, consciênciaResumo
Propomos que a obra Emílio ou da educação, de Jean-Jacques Rousseau, está alicerçada por uma tríade de conceitos-chave: a liberdade, a piedade e a consciência. A articulação ou vínculo interno destes conceitos, a definir a Educação e Paidéia do Ser Humano, serve de sustentáculo para que a criança possa conservar os princípios que toda civilização deve ter. Em específico ao analisarmos os primeiros dois capítulos de Emílio, portanto, buscando o vínculo temático da educação negativa, constatamos que, para Rousseau, a educação define-se e destina-se a ser o meio para que a criança se mantenha preparada para conservar, fortalecer e exercer socialmente sua liberdade, sua piedade e sua consciência. A abordagem metodológica segue o plano indutivo/qualitativo com intuito de inquirir questões pertinentes (da obra em questão), mostrando a urgência de uma mudança de paradigma da educação brasileira, de modo a observar e preservar a força de uma natureza na/para infância. Para alcançar o objetivo final da conclusão, faremos uma breve análise de cada um dos conceitos, articulando-os para a compreensão da educação negativa.
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