O professor referência na sociedade do desencantamento docente: um olhar crítico da literatura recente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24327Palavras-chave:
professor-referência, desencantamento docente, profissão docenteResumo
Neste artigo, problematizamos os conceitos de “professor referência” na Educação Básica brasileira atribuídos pela literatura recente. Situamos tais conceitos na “cidade” do desencantamento docente, à luz da Sociedade do Cansaço de Han (2017). Como arcabouço teórico, utilizamos principalmente as teses de Cunha (1988) e Rocha (2014), além de outros trabalhos filtrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Ao final, consideramos dois aspectos presentes na compreensão de “professor referência”, a saber: o valorativo (quando os alunos escolhem o seu “professor referência”) e o ideológico (quando a ideologia escolhe). Na Educação Básica, constatamos que o aspecto ideológico possui maior predominância e que, por esse caminho, a atual sociedade brasileira pressiona os professores a produzirem mais sob condições precárias. Essa realidade força esses docentes a se desencantarem com a profissão, constituindo, assim, uma “cidade” de desencanto.
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