O professor referência na sociedade do desencantamento docente: um olhar crítico da literatura recente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24327

Palavras-chave:

professor-referência, desencantamento docente, profissão docente

Resumo

Neste artigo, problematizamos os conceitos de “professor referência” na Educação Básica brasileira atribuídos pela literatura recente. Situamos tais conceitos na “cidade” do desencantamento docente, à luz da Sociedade do Cansaço de Han (2017). Como arcabouço teórico, utilizamos principalmente as teses de Cunha (1988) e Rocha (2014), além de outros trabalhos filtrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Ao final, consideramos dois aspectos presentes na compreensão de “professor referência”, a saber: o valorativo (quando os alunos escolhem o seu “professor referência”) e o ideológico (quando a ideologia escolhe). Na Educação Básica, constatamos que o aspecto ideológico possui maior predominância e que, por esse caminho, a atual sociedade brasileira pressiona os professores a produzirem mais sob condições precárias. Essa realidade força esses docentes a se desencantarem com a profissão, constituindo, assim, uma “cidade” de desencanto.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Maria Costa Rocha, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora aposentada da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Técnica em assuntos educacionais aposentada pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Ivis Chagas da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Educação Básica nas escolas Instituto Santa Tereza (ISNT) e Academia Santa Gertrudes (ASG).

Referências

ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréia Ferreira da. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola. Brasília, vol. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002- 19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em 11 mai. 2024.

BUZZATO, Márcia Maria de Castro. Bons professores e suas práticas: de quem estamos falando? 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Departamento de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2018.

CONNELL, Raewyn. Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 165-184, 2010. Tradução: Carlos Malferrari.

CUNHA, Maria Isabel. A Prática Pedagógica do Bom Professor: influências na sua formação. 1988. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, Campinas, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67a ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GUADAGNIN, Alessandra Aparecida. Formação docente em serviço no contexto da inclusão escolar na educação infantil. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, Departamento de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2022.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2a ed. Petrópolis: Vozes, 2017. Tradução: Enio Paulo.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995.

INSTITUTO SEMESP. Pesquisa perfil e desafios dos professores da Educação Básica no Brasil. 2024. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/pesquisa-perfil-e-desafios-dos-professores-da-educacao-basica-no-brasil/. Acesso em: 11 mai. 2024.

INSTITUTO SEMESP. Risco de apagão de professores no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/risco-de-apagao-de-professores-no-brasil/. Acesso em: 11 mai. 2024.

LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 1, n. 118, p. 65-88, 2003.

LIMA, Jociene Araújo; SILVA, Cleidileny Ingrid Oliveira da; OLIVEIRA, Brena Kécia Andrade de; OLIVEIRA, Meyre Ester Barbosa de. Um olhar crítico sobre a BNC-Formação: entre caminhos e descaminhos. Revista Praticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 4, e48669, 2022.

LYRA, Janete Teixeira de. “Eu nunca acho que é suficiente o que eu sei...” Como são e o que fazem as professoras referência em alfabetização? 2014. 240 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA, Clésnia de. Professores em exercício: é possível educar na afetividade (ampliada) em tempos de desencantos? 2020. 328 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Desencanto pela docência no Brasil: desafio à formação inicial de professores. Rev. Tempos Espaços Educ., [S.I], v. 16, n. 35, p. 1-17, 2023.

PASSOS, Patrícia Gomes. Professores marcantes, conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da Educação Básica: em busca de um outro olhar para a formação de professores. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

ROCHA, Aurea Maria Costa. Docência na universidade: influências atribuídas a “Professores Referência” a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente. 2014. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

SANTOS, Maurício Inácio dos; BETLINSKI, Carlos. Experiência e racionalidade estética no trabalho docente. Revista Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 2, p. 343-372, dez. 2020.

SILVA, Eduardo Dias da; DERING, Renato de Oliveira. A perspectiva de educação bancária de freire e seus impactos na formação do sujeito frente à Bncc. In: BAGGIO, Vilmar (org.). DNA educação III. 2a ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2019.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

ROCHA, Áurea Maria Costa; SILVA, Ivis Chagas da.
O professor referência na sociedade do desencantamento docente: um olhar crítico da literatura recente
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24327, 30 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24327. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos