Contribuições da linguagem científica na inclusão de estudantes autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24337%20%20

Palavras-chave:

autismo, educação em ciências, teoria histórico-cultural

Resumo

O aspecto nodal do autismo envolve interrupções nas relações sociais, na apropriação e estabelecimento da comunicação. Questionamos como tem sido o ensino da linguagem científica para estudantes autistas em aulas de ciências em contexto inclusivo. A pesquisa orientou-se pela Teoria Histórico-Cultural. Tivemos como objetivo investigar contribuições da linguagem científica no ensino inclusivo de estudantes com autismo em publicações desde o surgimento do diagnóstico (1943) até 2022. Identificamos seis artigos que descrevem ações em salas comuns da Educação Básica. A análise evidenciou que mediações lúdicas e tecnológicas ampliam permanência e participação, que mapas conceituais e comparação e contraste favorecem organização de relações e enunciados próprios, e que desenhos, modelos e registros multimodais funcionam como vias legítimas de expressão científica. Propomos alguns critérios de planejamento, mediação e avaliação para aulas inclusivas com estudantes no espectro autista, com atenção ao acompanhamento da aprendizagem conceitual, à participação com pares e à comunicação não reduzida à fala.

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Biografia do Autor

Joanna de Paoli, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (PPGEduC-UnB). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integra o grupo de pesquisa: Ciência, Tecnologia em Contexto (CiTeCo/CNPq).

Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Universidade de Brasília (Instituto de Química / PPGEduC). Integra o grupo de pesquisa: Ciência, Tecnologia em Contexto (CiTeCo/CNPq).

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Publicado

2025-10-29

Como Citar

PAOLI, Joanna de; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens.
Contribuições da linguagem científica na inclusão de estudantes autistas
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24337, 29 Out 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24337. Acesso em: 4 nov 2025.

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