Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética

Autores

  • Félix Díaz-Rodríguez Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p193-213

Palavras-chave:

Conhecimento, Verdade, Fonte do conhecimento, Operacionalização.

Resumo

O artigo que se apresenta faz uma análise dialética de um fenômeno que atinge toda a atividade humana, quer seja de forma direta ou indireta: o conhecimento. Nesta análise se pretende esclarecer alguns aspectos deste importante fenômeno, assim como sua relação multifuncional, com relação a outros fenômenos psicológicos (cognitivos, afetivos, comportamentais e da personalidade), com sua base biológica (atividade cerebral) e sua relação com o ambiente, fundamentalmente social, em que se desenvolve a pessoa que conhece. Partindo de sua definição, revisa brevemente os aspectos históricos de seu estudo para abordar como se constrói o conhecimento, considerando o substrato subjetivo-objetivo presente nele, sua operacionalização em termos de utilização e, por último, estabelecer correlatos importantes que se relacionam com ele.

Palavras-chave: Conhecimento; Verdade; Fonte do conhecimento; Operacionalização.     

 

On the knowledge: a dialectical approach

ABSTRACT

The article that presents makes a dialectical analysis of a phenomenon that affects a completely human activity either directly or indirectly: knowledge. (Analytical, emotional, behavioral and personal), with its biological basis (brain activity) and its relation to the environment, fundamentally social, in which a person who knows. Based on its definition, briefly reviews its history of its study to address how to build a knowledge about the subjective substrate-objective present in it, its operationalization in terms of use and last, establish important correlates that relate to it.

Keywords: Knowledge; Truth; Source of knowledge; Operationalization.

 

Sobre el conocimiento: una aproximación dialéctica

RESUMEN

El artículo que se presenta, hace un análisis dialéctico de un fenómeno que afecta toda la actividad humana, ya sea de forma directa o indirecta: el conocimiento. En este análisis se pretende aclarar algunos aspectos de este importante fenómeno así como su relación multifuncional, con relación a otros fenómenos psicológicos (cognitivos, afectivos, comportamentales y de la personalidad), con su base biológica (actividad cerebral) y su relación con el ambiente, fundamentalmente social en el que se desarrolla la persona que conoce. A partir de su definición, se revisa brevemente los aspectos históricos de su estudio para abordar cómo se construye el conocimiento considerando el sustrato subjetivo-objetivo presente en él, su operacionalización en términos de utilización y por último, establecer correlatos importantes que se relacionan con él.

Palabra clave: Conocimiento; Verdad; Fuente del Conocimiento; Operaciónalización

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Biografia do Autor

Félix Díaz-Rodríguez, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA). Psicólogo Clínico Educacional (Universidad de La Habana - UH, Cuba), Mestre em Educação Especial (Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Especial - CELAEE, Cuba). Doutor em Educação pela Universidade Pedagógica Enrique José Varona - ISPEJV, Cuba. Membro do Grupo de estudo sobre Inclusão e Necessidades Educativas Especiais (GEINE-FACED-UFBA.

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

DÍAZ-RODRÍGUEZ, Félix.
Sobre o conhecimento: uma aproximação dialética
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 1, p. p.193–213, 27 Abr 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8913. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos