Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Archives
Comité éditorial
Annonces
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Indexadores
Coordonnées
Rechercher
Rechercher
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Rechercher
Rechercher
Accueil
/
Archives
/
v.9, n.2, jul./dez. 2016
v.9, n.2, jul./dez. 2016
Publié-e:
2016-12-26
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Maria Núbia Barbosa Bonfim
Maria Núbia Barbosa Bonfim
p. 9-11
PDF (Português (Brasil))
Artigos
PLANEAMENTO DE RECURSOS EDUCATIVOS EM PORTUGAL AO LONGO DOS ÚLTIMOS 80 ANOS
Lúcia Santos, António Manuel Rochette Cordeiro, Luís Alcoforado
p. 13-35
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p13-35
INVESTIGANDO O OBSCURO: a pesquisa acadêmica nos labirintos da violência juvenil - entre poder e reconhecimento
Janilson Pinheiro Barbosa
p. 36-67
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p36-67
EDUCACIÓN EN LAS ESCUELAS NORMALES: la formación docente en México - crítica, tendencias y propuesta
José Luis Canto Ramírez
p. 68-85
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p68-85
EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
Cosme Leonardo Almeida Maciel
p. 86-107
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p86-107
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, VIDA E CARREIRA: história de professores atingidos pelo mal-estar docente
Jurema Rosendo dos Santos, Lúcia Gracia Ferreira
p. 108-137
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p108-137
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS
Paulo Roberto de Jesus Silva, Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho
p. 138-159
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p138-159
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO LOCAL: o papel da extensão do IFPA em Abaetetuba-PA
Jairo da Silva e Silva, Valdinei Mendes da Silva, Diselma Marinho Brito
p. 160-182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p160-182
REFLEXÕES SOBRE AS RECORRENTES JUSTIFICATIVAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Alessandra Victor do Nascimento Rosa, Valdeney Lima da Costa, Flávia Russo Silva Paiva
p. 183-202
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p183-202
A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Marinalva Lopes Ribeiro, Jefferson da Silva Moreira
p. 203-227
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p203-227
AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
Sabrina Zientarski de Bragança, Clarice Zientarski
p. 228-256
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p228-256
A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO “FORÇA E MOVIMENTO” DA PLATAFORMA PhET, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Swéle Rachel da Silva, Cláudia Adriana de Sousa Melo
p. 257-277
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p257-277
CONCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Maryna dos Santos Nascimento, Ludgleydson Fernandes de Araújo
p. 278-299
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p278-299
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Elizia Graziele Oliveira Everton, Maria Núbia Barbosa Bonfim
p. 300-326
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p300-326
Normas para Publicação
Normas
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p. 327-330
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Mots-clés
Faire une soumission
Faire une soumission
Block title
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1207
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
1100
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1043
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
979
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
967
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
740
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
740
O Ensino Médio no Brasil: desafios históricos, reformas recentes e perspectivas futuras
557
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
556
Sistema de escrita alfabética: problematizando um sistema conceitual
486
“Eu vou falar de nós ganhando...”: confabulando outros currículosvidas para juventudes LGBTTQIAPNb+ nômadesdissidentes em gênerosexualidades à flor da pele
460
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
457
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
455
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
452
Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”
451
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
448
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
444
Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações
437
Interseccionalidade e imagens de controle
380
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
377