O uso pedagógico de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação infantil de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.24

Palavras-chave:

tecnologias digitais de informação e comunicação, educação infantil, educação pública

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão próximas de pessoas adultas e de crianças, e de diferentes formas nos dias atuais. Por exemplo, em eletrodomésticos e brinquedos. Devido a isso e a outras razões, nos últimos anos, diferentes governos têm incentivado o uso de TDIC nas escolas, desde a Educação Infantil. A partir dessa realidade, essa pesquisa foi organizada com o objetivo de verificar as percepções de gestores/as e professores/as a respeito das TDIC e de seu uso nas práticas pedagógicas da sala de aula de Educação Infantil. Buscou-se responder a seguinte questão-problema: De que forma as TDIC têm sido compreendidas e utilizadas na Educação Infantil em escolas públicas? Para alcançar esses objetivos, fundamentados no método Materialista Histórico-Dialético, foi desenvolvida pesquisa com coleta de dados envolvendo entrevistas e questionários com participantes de quatro escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Inhumas, em Goiás. Foi possível inferir que há um reconhecimento quanto à pertinência e o desejo pela integração e uso de TDIC em situações pedagógicas da Educação Infantil, mas sua concretização é insipiente. Em torno de 30% dos participantes da pesquisa inspiram um discurso instrumental e/ou determinista a respeito das TDIC, associando a inovação pedagógica somente a esses usos. Outra parte reconhece tais tecnologias como importante parte cultural, sem ser o determinante de tal inovação. As dificuldades mais citadas para tal integração foram falta de melhorias na infraestrutura tecnológica das escolas, insuficiente formação continuada de professores e pouco comprometimento dos governantes com a contínua manutenção desses eixos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora titular do Instituto Federal de Goiás. Professora no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação, nível mestrado. Membro dos grupos de pesquisa: Kadjot, NETI e NumBers.

Divina Célia Stival Fortunato

Especialista em Docência na Educação Básica e Profissional. Professora do Ensino Básico na Educação Infantil. Pedagoga.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

COSTA, Renata Luiza da; FORTUNATO, Divina Célia Stival.
O uso pedagógico de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação infantil de escolas públicas
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20402. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos