Desafios contemporâneos da educação escolar: uma crítica ao princípio conservador da neutralidade do conhecimento à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23573

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, conservadorismo, reformas educacionais

Resumo

Situado no âmbito da Filosofia da Educação, este texto discute os interesses de classe contidos no princípio conservador da neutralidade do conhecimento e da atividade educativa. Para tanto, toma como referência a pedagogia histórico-crítica, teoria em perfeita sintonia com o materialismo histórico-dialético. No primeiro momento, a partir do legado intelectual do professor Dermeval Saviani, o texto aborda a relação entre a prática educativa e a prática política, demonstrando que elas mantêm, a despeito de suas diferenças fundamentais, uma relação de dupla determinação. No segundo momento, o texto se reporta ao pensamento de Michel Löwy para indicar o caráter interessado do saber objetivo e confirmar que a narrativa da neutralidade manifesta engajamento político-ideológico conservador e neoliberal. Conclui-se que as faculdades revolucionárias dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos influenciam o caráter emancipatório da educação escolar.

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Biografia do Autor

Robson Machado, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professor na Rede Jesuíta de Educação. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” - HISTEDBR.

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR. 

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

MACHADO, Robson; SILVA, Régis Henrique dos Reis.
Desafios contemporâneos da educação escolar: uma crítica ao princípio conservador da neutralidade do conhecimento à luz da pedagogia histórico-crítica
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23573, 24 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23573. Acesso em: 4 nov 2025.

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Artigos