Emoção na aprendizagem acadêmica sob a perspectiva da neurociência: estado do conhecimento

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24209

Palavras-chave:

andragogia, ensino superior, estado do conhecimento

Resumo

A neurociência é uma ciência que permite compreender a influência da emoção na aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste artigo foi analisar o que tem sido produzido na literatura científica da neurociência sobre a emoção na aprendizagem acadêmica. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do estado de conhecimento, qualitativa, exploratória e reflexiva no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente, na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), no período de 2012-2022. Foram selecionados 12 artigos, os quais tratam dos temas: cérebro, divulgação científica, funções cognitivas, educação de jovens e adultos, formação profissional e práticas educacionais. Os resultados indicam a necessidade de pesquisas acerca da relação neurociências, emoção e aprendizagem acadêmica.

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Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutora em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG). Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional e membro do AVACEFET-MG.

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

LYRA, Letícia Ribeiro; GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro.
Emoção na aprendizagem acadêmica sob a perspectiva da neurociência: estado do conhecimento
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24209, 26 Nov 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24209. Acesso em: 5 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos