Memorial de formação e rodas de conversa: contribuições na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.20%20Palavras-chave:
memorial de formação, rodas de conversa, formação inicial de professoresResumo
Este estudo trata-se de um recorte da dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem o objetivo de analisar as contribuições do Memorial de Formação e das Rodas de Conversa para a formação inicial de professores, na perspectiva dos estudantes participantes da pesquisa. A pesquisa narrativa (auto)biográfica, cujos participantes foram 09 (nove) estudantes em formação inicial de professores, no Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do nordeste brasileiro, utilizou o dispositivo memorial de formação e as rodas de conversa para a produção dos dados empíricos, que foram analisados por meio da análise compreensivo-interpretativa, segundo Souza (2014). Por meio das análises das narrativas orais e escritas dos participantes, foi possível concluir que o memorial de formação e as rodas de conversa se revelam no contexto da pesquisa como dispositivos de grande importância para a revisitação das experiências e análises autocríticas, permitindo uma formação de professores mais reflexivos e dispostos a reconstruírem suas travessias formativas.
Metrics
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. 2. ed. Tradução: Zuleide Cavalcante; Denise Lavallée. São Paulo: Paulus/EDUFRN, 2010.
BRITO, Antonia Edna; SANTANA, Marttem Costa de. A roda de conversa na pesquisa em educação: quais possibilidades? In: CABRAL, Carmem Lúcia de Oliveira; NASCIMENTO, Eliana Freire; MELO, Patrícia Sara Lopes. (Org.). As trajetórias de pesquisas em educação: perspectivas formativas do professor pesquisador. Teresina: EDUFPI, 2014. p. 117-144.
DELORY-MOMBERGER, Cristine. Narrativa de vida: origens religiosas, históricas e antropológicas. Tradução: Maria da Conceição Passeggi. Revista Educação em Questão, Natal, v. 40, n. 26, p. 31-47, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4039/3306. Acesso em: 15 nov. 2023.
FREITAS, Dayse Stefanie de Lima. SOUZA JR, Arlindo José de. Importância do memorial de formação enquanto estratégia de formação profissional no projeto veredas. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3460. Acesso em: 15 nov. 2023.
GUERREIRO, Solano da Silva; MARTINS, Silvana Neumann; MARCHESAN, Michele Roos. A história da formação inicial de professores no Brasil: um breve panorama. Revista Observatório de La Economia Latino-americana, Curitiba, v. 22, n.1, p. 1143-1165, jan. 2024. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/2494/1962. Acesso em: 24 jan. 2024.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741. Acesso em: 24 jul. 2023.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 90-113.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria da Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento de metodologia possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun. 2014. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/11399. Acesso em: 28 nov. 2023.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorais autobiográficos: escrita de si como arte de (re)conhecimento. In: CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Memoriais, literatura e práticas culturais de leitura. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 19-49.
PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Fabrício Oliveira da. PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. p.100–118, 2019. DOI: 10.18764/2358-4319.v12n2p100-118. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483. Acesso em: 6 fev. 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista educação, Santa Maria, v. 39, n.1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em 28 nov. 2023.
WARSCHAUER, Cecília. Entre na Roda: a formação humana nas escolas e nas organizações. Paz e Terra: São Paulo, 2017.
ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.