Modalidades de formação continuada para emancipação do trabalho docente

narrativas de professoras da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.36

Palavras-chave:

formação continuada, modalidades, professores da educação básica, emancipação do trabalho docente

Resumo

O artigo ora apresentado é parte de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Traz como objeto de estudo a formação de professores da educação básica, com o objetivo de refletir como as modalidades de formação continuada acessíveis aos profissionais da educação básica promovem a emancipação do trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que teve como lócus uma escola da rede pública estadual de ensino do Piauí, em Teresina. Usa a Entrevista Narrativa como dispositivo para a produção de dados, contando com a participação de quatro professoras. Os resultados apontam que as modalidades são diversificadas e interagem para atendimento às necessidades profissionais, favorecendo a emancipação do trabalho docente, na medida em que assumem a prática pedagógica como centralidade na formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Milane Verçosa Rocha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestra em Educação  pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Servidora Pública da Universidade Federal do Piauí.

Josania Lima Portela Carvalhêdo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí e permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFPI).

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ROCHA, Márcia Milane Verçosa; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela.
Modalidades de formação continuada para emancipação do trabalho docente: narrativas de professoras da educação básica
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20562. Acesso em: 24 nov 2024.